segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Novas dobrinhas!

Olá, olá a todos!

em primeiro lugar desculpem estar há tanto tempo sem postar nadinha :(

Tenho tido muuuiiito trabalho nos últimos tempos, mas felizmente tem dado frutos e algumas técnicas que andavam meio enguiçadas (vade-retro).

Falando em dobrinhas, apaixonei-me por espirais (Tomoko Fuse, é claro). São fantásticas para dobrar, muito divertidas. O móbile seguinte foi feito para presentear uma amiga, entrámos para a faculdade no mesmo ano mas ela demorou um pouquinho mais. Acabou agora o mestrado, que realizou no grupo de investigação em que estou integrada. Achei que ela tinha tudo a ver com essas espirar, bem contorcida à primeira vista mas no fundo super simples. Andava sempre a pedir-me que lhe fizesse umas dobrinhas, foi ela que me originalmente me pediu os marcadores que mostrei neste post.

O maior é feito com 12 fitas de papel. Os 2 mais pequenos são feitos com 2 fitas, cada. O búzio é feito com 4 quadrados.
Nesta foto acho que dá para ver melhor o contraste e o entrançado das duas peças mais pequenas.
A Ângela (é o nome da presenteada) adorou as dobrinhas. Espero que a façam lembrar sempre dos momentos tão divertidos que vivíamos no laboratório. Ela disse que eu ia sentir falta das tontices dela e vou mesmo!

Agora outra obra recente. Nos últimos tempos tenho visto muitos kusudamas lindos (já agora kusudama é feminino ou masculino, alguém tem a certeza? ou será neutro) noutros blogs realizados com as minhas mais adoradas florzinhas de origami, os lírios. São feitos unindo as florzinhas com linha, do modo tradicional. Não descansei enquanto não fiz um. Aproveitei algumas florzinhas que estavam guardadas esperando por um fim apropriado. Vejam só:

Tem flores de todas as cores, e também algumas com papéis marmorizados utilizando gel de farinha maizena. Todas as técnicas de marmorização dão efeitos diferentes e, para quem goste, sugiro que experimentem todas. Podem encontrar diversas técnicas na web, digitando as palavras marmorização e marbling.

Bem, por hoje é só. Vou descansar que o dia foi de loucos, talvez um dia eu conte a história, se tudo correr bem ;)

Beijinhos e não se esqueçam de deixar comentário

3 comentários:

Ψ ﺴ Ρяϊη¢єىå ﺴ Gµєяяєϊяå ﺴ Ψ disse...

Olá, Olá, Olá!
Também estive ausente a descansar, e acabei por só dobrar bichos e flores com imensos miúdos, lol
Pelo menos tiveram umas férias didácticas (rsrs).
O pendente com as espirais está excelente. Eu gosto particularmente deste tipo de trabalho, acho que resultam muito bem visualmente :)
Já dobrei algumas e adoro :)
Em relação á tua kusudama de flores ficou colorida e Linda! Eu habitualmente chamo uma Kusudama (bola de papel) parece-me feminino, mas também não tenho a certeza, foi o que me pareceu mais apropriado, LOL
Continuação de uma boa semana, que a minha também é sempre a abrir, nem imnaginas a quantidade de trabalhos que tenho feito para as fadas e nem tenho hipótese de publicar... este relógio não pára, rsrs
Beijo Gande,
Muah*

Ψ ﺴ Ρяϊη¢єىå ﺴ Gµєяяєϊяå ﺴ Ψ disse...

Olá Querida!
Obrigada pela visitinha sempre gentil:)
Já dobrei estes pássaros em Junho, fazem parte daquela prole de bichos para o livro infantil, recordaste?
Eu achei-os simples de dobrar. Dobrei com kraft de 2 cores e ficaram giros :)
Sabes que ultimamente so dobro cenas para as bijutarias ;)
Continuação de uma boa semana!
Beijito Gande,
Muah*

Paula Oliveira disse...

Olá Sandra! Também andei afastada uns dias... mas além da correria, por problemas de conexão com a internet... a empresa de telefonia e banda larga por aqui só faz deixar na mão os seus clientes... =(

Ah, é linda a kusudama de lírios (acho tb que kusudamas são neutros, podem ser tanto masculinos quanto femininos...rs nesse caso coloquei feminino por causa da delicadeza das cores e formas...rs). Também tinha vontade de fazer, só tive um pouco de dificuldade na hora de passar a linha para juntar as flores, não ficou muito bom o meu, mas até que gostei. E este seu colorido ficou um encanto!! Parabéns!

Também gostei do móbile com espirais, principalmente pela significação que vc deu sobre a pessoa presenteada, achei muito bacana =)

Nossa, como eu falo hein...rs

Abraços!