sexta-feira, 31 de julho de 2009

Selinhos novos e féééériiias!

Olá a todos!

Toca a responder a selinhos!!!

Em primeiro lugar devo agradecer a Bela,(http://beladobra.blogspot.com/) , que me indicou para o selo blog perfeitinho.

[selo+perfeitinho.png]

As regras são as seguintes:
- Linkar quem te indicou;
- Postar o selinho;
- Passar o selinho para as 05 amigas (os) e avisá-las (os) e
- Responder as perguntas:

1. Mania: ui, tantas. É melhor nem começar.
2. Pecado capital: talvez preguiça?
3. Melhor cheiro do mundo: cheiro de terra molhada!
4. Se dinheiro não fosse problema: resolvia tantos problemas!
5. Casos de infância: costumava andar sempre “à bulha” com os rapazes, rs rs!
6. Habilidade como dona de casa: sou uma doceira de mão cheia!
7. O que eu não gosto de fazer em casa: passar a ferro :(
8. Frase: A vida é bela, nós é que a estragamos.
9. Passeio para o corpo: nadar no mar
10. Passeio para a alma: cinema
11. O que me irrita: tanta coisa, é melhor nem começar, senão fico irritada!
12. Frase ou palavra que fala muito: OK, OK
13. Palavrão mais usado: não sou muito de palavrão, mas digo muito Raios, conta?
14. Desce do salto e sobe o morro quando: quando ninguém espera.
15. Talento oculto: não é bem oculto, mas estudei piano clássico durante quase 10 anos!
16. Não importa que seja moda, não usaria nem no meu enterro: aquelas calças em que o cós desce até aos joelhos.
17. Queria ter nascido sabendo: lidar melhor com as pessoas (principalmente do sexo masculino, sorte no jogo…)

Agora as nomeações:

Fátima

Juliana

Natasha

Manuela

Paula

Directamente do país do sol nascente a Fátima (http://minhavida-meusmomentos.blogspot.com/) indicou-me para o selo Este blog é uma jóia! Arigato!

[blog_joya.jpg]

Também devo indicar 5 blogs:

Bela

Paola

Camille

Aline

Fernanda

Agora um aviso: vou entrar de férias durante duas semanas, por isso é provavel que não faça posts :( Depois estarei de volta cheia de novas dobrinhas!

Beijinhos a todos,

Sandra

terça-feira, 28 de julho de 2009

Suminagashi

Olá a todos! Estou de volta.
Tenho alguns selinhos para postar e agradecer mas ainda não vai ser hoje. Por agora vou mostrar algumas experiências que andei a fazer com papéis!
Quando comecei a ver papéis marmorizados quis logo experimentar. Andei pela Internet à procura de informações, técnicas, etc.A técnica da marmorização de papel mais divulgada foi desenvolvida na actual Turquia, por volta do século XV, tendo por denominação Ebru. É uma arte lindíssima, podem encontrar-se vários vídeos no youtube, por exemplo. Nesta técnica utiliza-se uma matriz gelatinosa formada por água e algas, hidroximetilcelulose ou até farinha (eu já experimentei com maizena e funcionou!) e as tintas são colocadas a "flutuar na sua superfície, sendo depois trabalhadas com pauzinhos, pentes, etc.Nas minhas pesquisas, no entanto, surgiu a expressão Suminagashi. Esta é uma técnica ainda anterior ao Ebru! Surgiu no Japão, embora alguns autores acreditem que foi importada da China. É uma técnica que cria padrões mais abstratos e delicados do que o Ebru, já que as cores são depositadas à superfície da água.A minha primeira experiência foi uma desilusão :) fiquei com só com papéis molhados e deformados no final. Ontem decidi experimentar de novo, com técnica melhorada. E consegui! Tradicionalmente é feita com Sumi (tinta para caligrafia) ou com a chamada tinta da China. Eu não tinha, por isso tentei com tinta acrílica, que tem a vantagem de não necessitar de spreader (não tenho tradução para isto, desculpem). Primeiro é deitada água num tabuleiro e depois uma gota de spreader à superfície. Nos protocolos que encontrei referiam um produto da Kodak chamado Photoflo, mas basta uma solução de uma gota de detergente para louça concentrado em um copo de água (o diploma em Bioquímica serve também para isto). Depois uma solução diluída (na conta certa) é aplicada com um pincel, a tinta vai-se espalhar, no centro toca-se com um pincel com spreader. Depois é usar a imaginação!
Aqui está o resultado:
Como podem ver experimentei muuuiiito! Nas fotos não dá para ver muito bem :( A juntar aos meus parcos conhecimentos de fotografia está o facto de as cores ficarem muito mais claras com esta técnica. Só faltou experimentar uma coisa. Quando se marmoriza com esta técnica também se sopram as cores com uma palhinha, só que eu não tinha, então fiz assim mesmo.
Ficou bonito? Eu achei! Claro que ao vivo é muito diferente, as fotos não fazem justiça mesmo! Estou ansiosa para os dobrar.
Até amanhã,
beijinhos e boas dobras,

Sandra.

Ajudem-no a chegar à Antárctica!

Olá a todos! Novamente com pressa (isto começa a parecer-se mais com uma conta de Twiter do que outra coisa).

Estava hoje, como sempre, a ouvir a minha rádio favorita (Antena 3 rules!) e começo a ouvir uma história louca!

Como não tenho muito tempo (estou no intervalo de uma incubação) vou ser sintética: o Luís Monteiro quer ser o blogger oficial de uma viagem à Antárctica, e para isso tem que ser o mais votado num concurso que está a decorrer na Internet. Eu fiquei convencida e vou dar o meu contributo divulgando esta história!

Podem saber tudo sobre a saga do Luís no site dele:

http://www.rumoantarctida.com/

Para o ajudarem só precisam de seguir o link no site, fazer um registo (para impedir que a mesma pessoa vote mais que uma vez) e votar! É simples, rápido, barato e não dói nada!

Do que é que estão à espera?

Beijinhos,

Sandra.

sábado, 25 de julho de 2009

Já alguém adivinhou!

Olá! Passei novamente rapidinho só para avisar que já alguém adivinhou como se dobra o módulo parente do Cypher.

Querem saber quem???

 

Não adivinharam já?

 

Essa mesmo que estão a pensar, foi a Isa! Que olho, hein? É só olhar e dobrar! Como eu gostaria de ser assim, rs rs.

Parabéns à Isa! Em breve ela vai ter um template super-exclusivo!

 

Beijinhos a todos,

 

Sandra.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Descobri o nome he he!

Olá! Passei aqui rapidinho só para dizer duas coisas:

  1. Ainda ninguém decifrou o “primo” do Cypher. Continuem a tentar, é mais fácil do que parece, é só dar uma olhadela aos modelos semelhantes da Mio Tsugawa.
  2. Descobri o nome do kusudama parecido com o Star Sea!!! Estava eu a folhear o livro “Multidimensional Transformations Unit Origami” da Tomoko Fuse (quem mais) e dei de caras com o dito! É a variação F da unidade de duplo bolso (double-pocket unit). Para quem tiver o livro está na página 95.

Mistério resolvido!

Beijinhos e boas dobras,

Sandra.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Ready...Set...Gooooooooooo

Olá!!! Tal como prometido, aqui estou.
O primeiro a conseguir decifrar o modo de dobrar deste "primo" do Cypher vai receber um template exclusivo para o seu blog.
Bem , primeiro vou explicar como cheguei aqui. A verdade é que eu estava a achar o Cypher um pouco chato de dobrar, então comecei a brincar com as forminhas e com os modelos parecidos com o dito. Não é que saiu essa coisa linda!!! Deixei logo o Cypher e comecei a dobrar este, já tenho 30 módulos coladinhos. Vejam nas fotos abaixo.
5 módulos
30 módulosAgora é so pegar em papel, decifrar as dobras e mandar um mail. Se conseguirem tirem fotos a um módulo dobrado. Se não tiverem formas de papel à mão não há problema, mostrem o que tiverem. Eu decifrei o Cypher com um quadrado de papel cortado à mão, sem tesoura, só visto, redondo só mesmo na minha imaginação rs rs rs!

Boa sorte, fico à espera das respostas!

Alguém quer um template exclusivo???

Olá! Tão bom receber tantos comentários positivos em relação ao novo template! Estou até a pensar em preparar um tutorial para explicar tin-tin por tin-tin como se faz. Mas por enquanto vou fazer um pequeno concurso para comemorar o dia do Amigo, que foi ontem!

Vou postar uma foto de um “primo” do Cypher (Mio Tsugawa)! Quem conseguir adivinhar primeiro como se dobram os módulos e me enviar um mail explicando (de preferência com uma foto de um módulo feito) ganha!!!

As regras são simples e, podem acreditar, o módulo também! É só ficar atento. Pistas (semelhantes ao cypher): as dobras do módulo já foram publicadas, o kusudama é feito com 60 módulos juntos com cola.

Agora é só esperar pela foto e puxar pela massa cinzenta, rs rs.

Beijinhos,

Sandra

segunda-feira, 20 de julho de 2009

No dia dos Amigos, novo template!

Olá amigos!!!!!!

Pois é, eu não sabia que hoje era dia dos amigos até que vi nos outros blogs. Aproveito para agradecer as mensagens lindas que cada um colocou nos seus respectivos blogs!!!!!

Não podia deixar passar em branco. Andava há muito tempo com uma ideia a martelar-me a cabeça: fazer um template! Andava cansada do meu e queria uma coisa diferente. Hoje foi a data ideal! Eu já tinha andado a mexer no meu código, como devem ter reparado pelas três colunas, mas continuava a não estar do meu jeito. Meti mãos à obra e criei o meu próprio template (com uma ajudinha das ideias do The cuttest blog on the bloc, é claro). Utilizei o freeware Gimp, que eu pessoalmente adoro. Não sei se ficou bom, afinal foi o primeiro!

Dêem a vossa opinião! Gostam mais do novo, ou o antigo era melhor???

Beijinhos uma boa terça-feira!

domingo, 19 de julho de 2009

Móbile para presente especial...

Olá a todos!
Tanto tempo sem postar nada, o tempo não está a ajudar! Vou mostrar o último móbile que fiz, para presentear a minha avó paterna, que fez 92 anos! Ninguém diz, a memória dela é melhor que a minha, usa óculos mas nem precisa deles para enfiar agulha e linha (faz umas bonequinhas de trapos lindas!). Eu tinha prometido que fazia um móbile bem bonito para ela colocar no quarto, mas quando ela o recebeu quis logo ir mostrar e acabou indo directamente para uma exposição de artesanato na aldeia onde ela vive!
Aqui está a caixinha, Tomoko Fuse é claro!
E aqui o móbile. Um tsuru, uma borboleta e uma florzinha para finalizar!Aqui, em mais pormenor o kusudama. É um sonobe florido da Meenakshi Mukerji. O diagrama está no livro "Ornamental Origami". Para tapar os buraquinhos umas florzinhas de quilling (aliás, é a única coisa que sei fazer em quilling), em papel dourado.

Bem, espero que tenham gostado! Como sempre estou aberta a sugestões, críticas, ou simplesmente opiniões!

Beijinhos dobrados e votos de uma super-semana!!!!!!

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Qual será o nome?????

Olá!!!!!

Ontem já não consegui mostrar, mas prometido é devido e aqui vai o meu último móbile. Dei-o de presente para a minha amiga Marta, que partilhou comigo a loucura das aulas de Alemão!

Mas esse kusudama tem uma história! Quando eu aprendi o diagrama, não sabia o nome. Aliás, nem sei onde o fui buscar, fiz um rabisco numa folha de papel e guardei. Fiz uma vez um em branco mas nem mostrei, porque foi só uma experiência. Muito tempo depois a Isa postou um vídeo no blog dela em que mostrava como fazer o Star Sea! Eu nem vi o vídeo todo, a semelhança era óbvia, o meu kusudama mistério chamava-se Star Sea! Mas depois decidi fazer em papel de embrulho, para realçar as estrelas. Qual não foi a minha surpresa quando vi que não ficava igual: no Star Sea apenas é mostrada uma face do papel enquanto no meu ficava a ver-se o lado branco! Fui ver o vídeo da Isa. Realmente as dobras que eu faço são muito diferentes. Mas vejam: não parece um Star Sea?????

Agora eu faço a pergunta: alguém sabe como é que se chama esse kusudama? Como que parafraseando o bardo, o kusudama não fica menos belo por ter outro nome, mas eu gostava de saber qual é!

Aqui está ele:

HPIM0409

Mais um tsuru, uma borboleta e uma campânula, com uma lágrima de pérola, para dar um toque especial!

Aqui está ele dentro de uma caixa:

HPIM0417

Essa é uma derivação minha sobre uma caixa da Tomoko Fuse!

Então, o que acharam???

Beijinhos,

Sandra.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Saudades das dobras…

Olá! Finalmente de volta ao blog depois do post de ontem. Mas aquilo não foram dobras não é rs rs rs.

A Aeris reparou que eu não tinha colocado os desejos no selo Glamour. Para dizer a verdade esqueci-me! Valem os que indiquei no post de 21 de Junho, OK?

Tenho uns Kusudama novos para mostrar, mas ainda não editei as fotos. As minhas habituais florzinhas também estão em stand-bye (aliás, não sei se repararam, mas as votações pararam por tempo indeterminado). Por isso hoje mostro uma coisa diferente. Um mocho!!! O diagrama saiu na Origami Tanteidam Magazine 98. Dei em doida para conseguir dobrar! Ainda por cima com papel reciclado, que eu adoro, mas é um bocadinho mole para dobrar. Aqui está o bichinho:

HPIM0408

Podem ver que as dobras não ficaram lá muito perfeitas, mas às vezes são esses defeitos que dão o realismo! Uma colega olhou e disse “Ai, que giro, até tem uma patinha no ar como se fosse a levantar voo!”. Só aí é que eu reparei que o meu erro de dobrar as duas patas com ângulos diferentes dava realismo e movimento à peça! A cabeça também está inclinada!

Acabei por colocar na minha secretária, está sempre lá a olhar para mim e a mandar-me trabalhar rs rs rs.

Vamos ver se ainda hoje eu consigo mostrar o último móbile, que eu ofereci a uma amiga!

Beijinhos,

Sandra

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Ando desaparecida…

Olá a todos! Pois é, ando um pouco desaparecida aqui do blog. Ando cheia de trabalho e não tem dado tempo de actualizar o blog. Tenho prémiozinhos para responder, origamis para mostrar, enfim…

Começando pelo início,

Primeiro tenho que agradecer a 3 oriamigas que me indicaram para selinhos.

A Fernanda (http://minhavidadeverdade.blogspot.com/) e a Paula (http://papeiscoresetc.blogspot.com/) indicaram-me para o selinho Glamour. Obrigadas queridas!

1. Exibir o Selo no seu blog;

Regras:
2. Postar o link do blog de quem te indicou;
3. Listar 5 desejos de consumo que a deixariam mais glamourosa;
4. Indicar 10 amigas glamourosas e avisá-las que foram escolhidas.

selinho glamour

Volto a dizer, é muito difícil escolher, porque fica sempre uma sensação de injustiça… mas aqui vamos:

Aline (http://aline-origamis.blogspot.com/)

Angel (http://angel-origamis.blogspot.com/)

Fátima (http://minhavida-meusmomentos.blogspot.com/)

Luciane (http://encantorigami.blogspot.com/)

Manuela (http://palavrasdemasiadosolidas.blogspot.com/)

Marta (http://martaorigamis.wordpress.com/)

Nana (http://dobrandopapel.blogspot.com/)

Olívia (http://origamibyolivia.blogspot.com/)

Origamiholics (http://origamiholic.blogspot.com/)

Victória (http://dobrorio.blogspot.com/)

 

A Olívia, que eu tinha indicado para o selinho Amizade e Informação, voltou a indicar-me. Obrigada Olívia!

Regras:

1. Exiba a imagem do prémio;

2. Poste o link do blog que o premiou;

3. Publique as regras;

4. Indique dez blogs para receberem o selinho;

5. Avise aos indicados.

Selo da amizade

Novamente, não tinha 10 blogs nos meus favoritos a quem não tivesse dado esse prémio! Solução: procurar novos e interessantes blogs.

Camille (http://papierplie.blogspot.com/)

Cristiane (http://cristianeorigamis.blogspot.com/)

Eva Duarte (http://dobrinhas.blogspot.com/)

Juliana (http://julianamotzko.blogspot.com/)

Marcelo Viana (http://marcelo-origamiperfeito.blogspot.com/)

Noêmia (http://artededobrarecia.blogspot.com/)

Sue (http://suearteira.blogspot.com/)

Thales (http://origami-taresu.blogspot.com/)

Tuti Tu (http://tuttitustuff.blogspot.com/)

Vânia Passos (http://vaniapassosorigami.blogspot.com/)

Alguns destes, não acredito que ainda não conhecia. Fiquei fã!

 

Beijinhos,

 

Sandra.