segunda-feira, 24 de maio de 2010

Sparaxis viciante...

Olá a todos!!!

Ainda na ressaca do primeiro jogo de preparação da selecção nacional para o mundial, mesmo em frente à minha janela, e ainda com os cabelos (ligeiramente) em pé (mas isso é outra história) decidi mostrar o meu mais recente kusudama, que fiz com os papéis "encerados": Sparaxis da Ekaterina Lukasheva. Meu Deus, como essa origamista é talentosa, o Sparaxis é ainda mais delicioso de dobrar que o meu querido Radianta. O modo de encaixe tem semelhanças embora os módulos e o resultado final sejam completamente diferentes. O Sparaxis é um kusudama de 30 peças feito com quadrados cortados ao meio (o diagrama pode ser encontrado no site kusudama.me).
Por trás as pessoas a prepararem-se para o jogo. Gostaram do kusudama? Querem ver o que estava no céu no momento em que a foto foi tirada? Aqui vai:
Acrobacias aéreas antes do jogo. Infelizmente os aviões eram demasiado rápidos para a minha pobre câmera fotográfica.
Resultado do jogo? Portugal 0 - Cabo Verde 0. Nem vou comentar. Acho que não entendo o suficiente de futebol para criticar as escolhas do seleccionador Carlos Queiroz. Só posso dizer que alguns dos meus jogadores favoritos não foram seleccionados e acho isso injusto. Acho que em outros países está a acontecer o mesmo. Veremos o resultado no final do campeonato da África do Sul. Enquanto isso só posso continuar a torcer pela minha equipa, como é óbvio. Enquanto isso as vuvuzelas continuam a tocar incessantemente pela avenida (para mal dos meus pecados)

Beijinhos,

Sandra.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Primeiro vídeo Entre Papers e Papéis.

Olá a todos!

Tal como prometido aqui está o primeiro vídeo do blog Entre Papers e Papéis. É pequeno e tenho a consciência que está mal filmado devido à minha pouca experiência nesta área. O vídeo explica a montagem dos módulos do kusudama Radianta, que tem suscitado algumas dúvidas por não estar muito claro no diagrama. Espero que ajude!
video
Quero saber a vossa opinião, sugestões, críticas, etc. Isto leva-me a outro assunto. Nos últimos 3 posts não tive um único comentário :( Eu sei que o blog foi visitado por bastantes pessoas devido aos widgets que indicam que passou por aqui. Mas ninguém comenta. Gostaria muito que isso mudasse já que eu comecei este blog também porque queria saber a opinião de outras pessoas sobre os origamis que dobro, tal como eu gosto de dar a minha quando posso nos blogs de outras pessoas.

Por isso não deixem de comentar ;)

Beijinhos e até breve,

Sandra

sábado, 15 de maio de 2010

Update e divulgação de promoção

Olá a todos!

Estou de novo a trabalhar no fim de semana. Está um dia lindo lá fora e eu, para castigo, fechada no laboratório. Neste momento estou num intervalo de uma incubação (não perguntem, saibam só que envolve uma membrana e leite em pó) e passei por aqui para fazer uma actualização do inquérito que eu deixei na semana passada. O resultado foi sim (podem ver os votos do lado direito do site). Por isso assim que tiver um tempinho vou editar o vídeo, que mostra o modo de encaixe do kusudama Radianta, que tem levantado algumas dúvidas. É bem fácil, vão ver.

Falando noutra coisa a Karen Lommez está a levar a cabo no seu blog de maquilhagem MAC maníaca (que eu recomendo a todas as meninas vaidosas por aí) mais um sorteio cheio que vernizes lindos! Para mim um dos principais atractivos deste sorteio é o facto de não encontrar estas marcas aqui na "velha Europa", excepto a Colorama que é distribuída fora do Brasil pela Maybelline mas com uma pobreza de cores... Por isso quem quiser participar é só ir ao blog da Karen ou seguir este link ou clicar na imagem abaixo (que mostra a colecção completa).
Beijinhos e até breve,

Sandra.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

De volta aos papéis + tutorial bagunça com cera!

Olá!

Hoje estou de volta com mais um post sobre papéis originais. Como todos sabem a falta de papéis bonitos para origami aguçou em mim o engenho. Já mostrei várias versões de papéis marmorizados e também papéis pintados com lápis de cera (que eu usei para o Radianta). Daí que tive ideia de brincar mais um pouco com os velhinhos lápis da minha infância.Já agora, sabem porquê este súbito interesse pela crayola? Estive à procura de uns livros velhos em casa dos meus pais e encontrei a clássica caixa de 24 cores num canto, pobre a abandonada, e achei que devia dar uma nota utilizade para ela.
Desta vez decidi aquecer as coisa, literalmente. Aqui está o resultado. Depois vamos ao procedimento, OK?
Podem ver também qual o modelo que eu escolhi para usá-los! O Sparaxis da Ekaterina Lukashenka. Já dobrei um par de módulos para experimentar e ficaram uma delícia. A forma de dobrar acaba por ser familiar ao Radianta, por isso se eu postar o vídeo (está nas suas mãos) este poderá ajudar com os dois modelos. Essa Ekaterina é talentosa ou não é, digam lá?
Continuo com problemas em fotografar convenientemente cores. Ao vivo está uma explosão de cor, parecem confetis!
Aqui em maior pormenor quatro dos padrões. A folha de cima e a de baixo têm o mesmo padrão mas podem ver que virando ao contrário as cores ficam menos vibrantes, mais pastéis.

Como fiz? Com bagunça, como não podia deixar de ser. Mas querem mesmo saber? Precisam de um ferro de engomar, papéis (podem ser brancos ou de outras cores, eu usei reciclado) e cuidado (para não se queimarem nem sujarem todo o ferro de cera, a bem das suas roupas).
1. coloquem a primeira folha sobre uma superfície lisa e resistente ao calor.
2. raspar várias cores de lápis de cera sobre a folha, de acordo com o gosto de cada um.
3. colocar uma segunda folha por cima da primeira, com cuidado para ficarem alinhadas.
4. colocar uma outra folha por cima das 2, de tamanho maior, ou então um pano velho que cubra todo o aparato.
5. passar com o ferro de engomar não demasiado quente, para que o papel não enrugue. De imediato as cores começam a derreter e a ligar-se aos papéis.
6. Podem levantar com cuidado a folha de cima para verem se a cera já derreter o suficiente.
7. Coloquem os papéis de lado e dobrem a gosto!

Espero que gostem da nova brincadeira com papéis. É divertido e os papéis ficam muito interessante, além de ficarem parcialmente impermeabilizados pela cera.

Boas dobras e beijinhos,

Sandra

domingo, 9 de maio de 2010

Glorioso campeão e outras notícias!

Olá, olá!

Hoje o post vai ser sobre um tema diferente. Ai, eu hoje estou feliz. Não só o trabalho deste fim de semana no laboratório rendeu (muito!) mas também o meu clube do coração, Benfica, sagrou-se campeão hoje (pela 32ª vez), na última jornada. Tinha que partilhar com vocês. Não sou "doente" por futebol, até me irrita muito esse mundo e todo o poder e dinheiro que esse mundo movimenta (não será dinheiro demais???). Também não entendo que fica zangado e de mal com o mundo só porque o seu clube perdeu, ou pior ainda que fica de mal com os amigos só porque são de clubes rivais, já para não falar na estupidez que é o fenómeno do hooliganismo. Para mim desporto envolve que uns ganhem e outros percam. Por isso, quando o Benfica perde, não fico feliz como é óbvio, mas também não fico triste porque é justo que ganhe o melhor! O campeonato deste ano foi disputado até à última jornada, foi emocionante. E não é só o Benfica que está de parabéns, no 2º lugar o Braga fez uma época fabulosa, e todas as equipas que se bateram de alma e coração também estão de parabéns (estou de bem com a vida hoje rs rs rs).

Beijinhos a todos e uma semana fantástica,

a "papoila saltitante" Sandra.

P.S.: amanhã é a convocatória para a selecção nacional de futebol, aqui mesmo na cidade onde vivo, Covilhã, onde os jogadores e equipa técnica vão a partir de 4ª-feira preparar a participação no campeonato do Mundo da África do Sul. E sabem que mais? É mesmo em frente da minha casa que eles vão fazer os treinos! Posso ver da minha janela! Vou poder admir... hã desculpem, estudar de perto a qualidade dos jogadores lusos. Quem sabe não consigo umas fotos exclusivas para o blog???

sexta-feira, 7 de maio de 2010

O que acham?

Olá a todos!

Depois de um dia de exaustão, com uma manhã dedicada a dar aulas práticas (quantificação de colesterol e afins aos alunos do 2º ano de Medicina, uma seca) e na preparação de um fim de semana de trabalho (o artigo vai ter que sair rápido, dê por onde der) decidi passar por aqui para pedir a opinião dos meus queridos leitores. Esta semana a Raquel, portuguesa que tem um blog fresquinho sobre origami que eu aconselho a visitar (link) enviou-me um mail com uma dúvida sobre a montagem do kusudama Radianta, que eu falei no post anterior. De facto o diagrama não é muito claro e eu também tive que dar umas voltas para descobrir como encaixar os módulos. Eu respondi ao mail e expliquei mais ou menos como fazer, mas prometi um p.a.p. Assim que pude fiz um vídeo (um bocadinho tosco, tenho que confessar), e foi quando ela me disse que já tinha conseguido encaixar. Agora tenho um vídeo guardado e fiquei a pensar: será que seria interessante postar aqui para ajudar a quem também tenha dúvidas acerca da montagem do Radianta? Por isso vou deixar uma sondagem (coluna da direita) para vocês deixarem uma opinião.

Fico à espera dos resultados.

Beijinhos e boas dobras,

Sandra.